Sobre o Ricardinho



Ricardo Paraiso Delgado Júnior, 35 anos, natural de Recife - PE(Brasil) é multi-artista, multi-instrumentista e bacharel em música (Contrabaixo Acústico) pela Universidade Federal de Pernambuco.

Paraiso foi Colunista da Revista BassPlayer durante 3 anos, gravou trilhas sonoras para algumas novelas da Globo. Ricardinho foi o pioneiro no lançamento de cursos de contrabaixo online no Brasil!! Paraiso é o criador dos treinamentos intensivos; 1-"Técnicas incríveis” (2013/2014) 2-“Improviso no Baixo”(2016), e 3-“Acordes Incríveis” em 2020, onde através do seu virtuosismo e didática, adquiriu alunos e seguidores no mundo inteiro. Neste cenário online, Ricardinho mantém conteúdos didáticos semanais gratuitos sobre música e contrabaixo nas suas redes sociais!!!

Ricardinho é endorsee das marcas: Elixir, Shure, Roland/Boss, e Le Amp.

Na área pedagógica, Ricardinho lecionou no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Atualmente ensina contrabaixo elétrico na Escola de música e Tecnologia (EM&T, School of Rock) em São Paulo.

Montreal Jazz Festival

Como músico instrumentista, Paraiso tocou no programa de Televisão do Datena, intitulado; “Agora é Domingo” no quadro “Caixa de Talentos” (Band TV), é contrabaixista da banda instrumental Silibrina, uma banda instrumental brasileira em ascensão, que realizou 2 turnês internacionais em 2018; No começo do ano nos Estados Unidos (Austin/Texas, New Jersey e New York) e no meio do ano na Europa (Espanha e Portugal). Em 2019, a banda Silibrina lançou seu segundo álbum, divulgando o intitulado “Estandarte” por 12 países, começando pela América do Sul em Janeiro e destaque para turnê no Canadá, onde Ricardinho e sua banda levaram a música brasileira para o "Montreal Jazz Festival"!!!


Atualmente, além de buscar novos horizontes com sua banda instrumental, Ricardinho acompanhou o multi-artista Antônio Nóbrega na abertura da principal festa da cultura brasileira; “O Carnaval de Recife”, onde através da lendária tradição desta festa, neste ano, participaram mais de 20 milhões de pessoas, com transmissão e cobertura completa da maior emissora de TV do País, a Rede “Globo”!!! Em 2020 ainda, Paraíso fez parte do Moonlight Acoustic do grande Edu Falaschi (ex-vocalista da banda Angra).

Show com Edu Falaschi


Em seus dois primeiros trabalhos como compositor, arranjador e instrumentista, Ricardinho gravou dois discos autorais; O Primeiro, ”Além de Nós” (2006) que lhe rendeu dois prêmios em 2010 no festival FAMPOP em Avaré (SP) e o segundo, intitulado: "Nordestrônico" (2015). Paraiso está gravando e produzindo mais um trabalho autoral, mesclando músicas cantadas e improvisos.

Recentemente, Ricardinho foi citado como destaque do contrabaixo brasileiro pelo maior canal online de contrabaixo do mundo, o “Scott’s Bass Lessons”, valorizando mundialmente sua trajetória e foco no contrabaixo através da cultura brasileira!



Me siga nas redes sociais:

                             


Galeria de Fotos